AmazonasFutebol

Atletas e técnico condenados por manipulação de resultados no AM estão em time de Roraima

Nove dos 11 titulares do River-RR em estreia no Roraimense foram condenados pelo TJD-AM — Foto: Hélio Garcias/BV Esportes
Nove dos 11 titulares do River-RR em estreia no Roraimense foram condenados pelo TJD-AM — Foto: Hélio Garcias/BV Esportes

Antes da decisão, River-RR registrou 10 atletas e técnico condenados pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas por esquema no Iranduba. Cada um foi multado em R$ 100 mil e suspenso por 200 dias

Um dia após atuarem pelo River-RR na primeira rodada do Campeonato Roraimense, 10 jogadores e o técnico da equipe foram condenados pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TDJ-AM) por manipulação de resultados no Campeonato Amazonense deste ano, quando defendiam o Iranduba.

Antes da estreia do River-RR no Campeonato Roraimense, os 10 atletas e o técnico Kléber Paulista já haviam sido denunciados e ainda eram suspeitos. Apesar disso, eles foram regularizados pelo time roraimense e atuaram na derrota por 4 a 1 diante do São Raimundo-RR, no último domingo.

Em sessão realizada nessa segunda-feira, o TJD-AM decidiu multar o Iranduba em R$ 200 mil e suspender suas atividades por 900 dias. Além da punição na justiça, o time amazonense havia sido suspenso por dois anos e rebaixado no Estadual pela Federação Amazonense de Futebol.

Oito atletas condenados foram registrados pelo River-RR no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na última quinta-feira (9), e mais dois na sexta-feira (10).

Técnico Kléber Paulista comandou o River-RR na abertura do Campeonato Roraimense — Foto: Hélio Garcias/BV Esportes
Técnico Kléber Paulista comandou o River-RR na abertura do Campeonato Roraimense — Foto: Hélio Garcias/BV Esportes

Atletas condenados registrados pelo River-RR

  • Victor Hugo
  • Léo Rito
  • Amilton Belarmino
  • Fábio Henrique (Dentinho)
  • Maycon Soares
  • Gabriel Santos Silva
  • Thiago Bento
  • Francinildo Pinheiro (Cocote)
  • Celso da Conceição
  • Kayck Augusto
  • Kléber Paulista (técnico)
Relação dos atletas do River-RR na primeira rodada do Roraimense; nove dos condenados foram titulares — Foto: Reprodução
Relação dos atletas do River-RR na primeira rodada do Roraimense; nove dos condenados foram titulares — Foto: Reprodução

O que diz o River-RR

Os jogadores e o técnico Kléber Paulista chegaram ao futebol roraimense através de Wallace Dantas, proprietário da empresa Aço Dantas, patrocinadora master do River-RR nesta temporada.

Questionado pelo ge sobre o posicionamento do clube de Roraima, o empresário lamentou a decisão da justiça, mas assegurou que os atletas condenados serão afastados do elenco. Segundo o documento onde consta a decisão, a suspensão dos jogadores só é válida para o futebol amazonense, portanto, o elenco poderia continuar atuando pelo Verdão.

– Vamos obedecer a legislação brasileira e, infelizmente, os atletas serão afastados e vamos ter que fazer novas contratações. Nós vimos os atletas dentro de campo, investimos um valor substancial neles e o maior prejudicado é o River. No entanto, nós obedecemos a lei – disse Wallace Dantas, dirigente do River-RR.

Wallace alegou que houveram jogadores condenados sem uma prova concreta, inclusive atletas que estavam no banco de reservas no jogo em que houve a suspeita de manipulação de resultados. Na ocasião, o Iranduba foi goleado por 7 a 0 contra o Amazonas.

– Aonde estão as pessoas que corromperam esses rapazes? Por que não cancelam esses sites de apostas? O clube não ganha um real, não ganha um patrocínio, não ganha nada. Alguém está ganhando com isso aí, pois eles usam os clubes e não dão um real – questionou o dirigente.

Sobre a goleada sofrida pelo River-RR no segundo tempo do jogo contra o São Raimundo-RR no Campeonato Roraimense, Dantas afirmou que quem estava presente no Estádio Canarinho no último domingo, viu a entrega dos jogadores do Verdão da Aparecida.

– Se você estava no campo, você viu a entrega e o futebol e agora tudo é uma coisa suspeita. O São Raimundo passou por vários times, goleou um time de 6 a 0 na Copa Verde e nós jogamos muito mais do que aquele time – concluiu.

Entenda

No dia 27 de fevereiro, o presidente da Federação Amazonense de Futebol, Ednaílson Rozenha, decidiu punir o Iranduba após fortes indícios de manipulação de resultados na derrota do clube por 7 a 0 para o Amazonas, no Campeonato Amazonense deste ano. Confira os lances da partida.

https://globoplay.globo.com/v/11405488/

Os indícios foram apresentados em relatório enviado pela CBF que, por meio um sistema, analisa manipulação de resultados.

Além dos atletas e técnico que defenderam as cores do River-RR no último domingo, mais 13 atletas que estiveram na goleada sofrida pelo Iranduba contra o Amazonas também foram condenados. Além deles, o presidente do clube amazonense, Rogério Alves da Silva, e o diretor de futebol, Stênio Grêmio Andrade, também foram punidos.

*Estagiário sob supervisão de Ivonisio Lacerda Júnior

Informação: Por Gabriel Leitão* — Boa Vista, RR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *