Economia

Governador Wilson Lima anuncia pagamento do abono saúde e antecipação do 13º dos servidores

Economia

Na manhã desta segunda-feira (12), o governador Wilson Lima durante a live que vai antecipar a primeira parcela do 13° salário dos servidores estaduais, que será paga a partir do dia 20 e 21 de maio. A antecipação vai englobar 123 mil servidores, incluindo 80 mil da ativa e 43 mil aposentados. Segundo o governador Wilson Lima (PSC), a medida vai injetar cerca de R$ 180 milhões na economia local e também anunciou a suspensão dos bares e restaurantes da Praça do Eldorado por 15 dias.

Estímulo à economia do Estado

O plano de estímulo também prevê o pagamento do abono saúde para servidores da área de saúde. O pagamento do abono, conforme Lima, será depositado nesta sexta-feira (16) na conta de profissionais da saúde. “O Abono Saúde é uma forma de reconhecimento pelo trabalho dessas pessoas durante a pandemia do  coronavírus. Com esse pagamento, serão injetados 30 milhões de Reais na economia do Amazonas. É “um aquecimento e tanto principalmente nesse momento em que nós precisamos recuperar as atividades econômicas”. Disse Lima.

Juntas as duas medidas anunciadas, devem introduzir R$ 210 milhões na economia local. Wilson Lima afirmou que o Governo do Estado consegue colocar em prática tais medidas de estímulo econômico, porque se “planejou” com a tomada de todas as medidas necessárias de contenção de gastos “daquilo do que não era necessário, modernizamos processos, diminuímos custos para que a gente pudesse garantir esse benefício ao servidor público”.

O Governador também anunciou que o Governo está trabalhando em outros auxílios, principalmente, para “aquelas pessoas que estão sendo atingidas pela cheia dos rios Purus e Juruá”. Conforme Lima, a ajuda pode ser levada para além dos 12 municípios que já decretaram estado de emergência, o governo do Amazonas estuda levar ajuda para outras calhas de rio.“Como é o caso dos municípios da calha do rio Madeira que também começam a ser atingidos pela questão de enchente. Mas é algo que a gente deve anunciar nos próximos dias’, adiantou.

O pagamento do servidor no mês de maio será feito no final de maio. Não haverá nenhum comprometimento no salário do servidor. O servidor vai receber no dia 28 e 31 de maio. E vai continuar a receber o seu salário em dia. A segunda parcela do décimo terceiro já está garantida com pagamento previsto para o mês de dezembro”, destacou o Governador. .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *