Amazônia

Lula dá ‘banho de água fria’ em Manaus e escolhe Belém para sediar a COP30 no Brasil em 2025

Belém, capital do estado do Pará, largou na frente de Manaus e deve ser a escolhida pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) para sediar a COP30, em 2025, caso o Brasil seja definido como país sede do encontro mundial para o clima. A informação foi confirmada pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), que anunciou em entrevista a jornalistas que Lula já formalizou a candidatura da capital paraense para ser sede. “O presidente acaba de anunciar que Belém é a cidade escolhida pelo Brasil e já encaminhou, através do Itamaraty, a formalização da candidatura da cidade para sediar a COP30, em 2025”, disse o emedebista

A decisão de Lula joga um banho de água fria nas pretenções de Manaus, que aparecia como candidata a ser sede do encontro climático desde que o presidente anunciou a sua intenção de trazer para o Brasil a COP de 2025. Em novembro de 2022, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), colocou a capital amazonense à disposição para ser sede do evento. 

“Manaus está à disposição para sediar a COP30, da ONU. O mundo deve continuar com os olhos voltados para a Amazônia”, disse à época o chefe do Executivo municipal. 

Segundo o Helder Barbalho, a formalização da candidatura da capital paraense foi realizada na última quarta-feira (4), quando Barbalho se encontrou com o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), e com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Informação: acritica.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *