Destaque

Menino de 13 anos cria website para ajudar pessoas que têm interesse em ingressar na área de design

Aluno revela que a inspiração veio a partir de paixão por edição de vídeos para YouTube e por ser um mercado em crescimento

Pensando em ajudar outras pessoas que tenham interesse em ingressar para o mercado de design gráfico e edição de vídeo, o estudante Alcindo Samuel Cordeiro do Nascimento, 13 anos, criou o website “Design+” (http://designerplus.nicepage.io/). A ferramenta tem como proposta ser uma espécie de repositório para armazenar os trabalhos de design, bem como, funcionar em formato de comunidade e compartilhar experiências entre os usuários por meio de tutoriais.“A ideia foi minha, mas contei com a ajuda do meu professor para a programação do site, e também da minha colega Ana Paula. Como eu gosto muito dessa área de design e também sou Youtuber, percebi que é um mercado que tem bastante procura e dá pra ganhar dinheiro, mesmo trabalhando de casa, no celular”, explica Alcindo.

O garoto revela que o website ainda não está totalmente concluído, mas que vai aprimorá-lo ao longo do ano. Alcindo é estudante da escola de educação tecnológica Manaós Tech, está no 9º ano da escola regular e diz que a inspiração para criar o “Designer Plus” veio do gosto de fazer edição de vídeos e produzir conteúdos para o Youtube. “A ideia do projeto é para que as pessoas consigam aprender design de uma forma fácil porque, hoje em dia, essa é uma área muito procurada no mercado. Além disso, o site também vai auxiliar as pessoas para que possam se inspirar e, a partir dos tutoriais, fazer seus trabalhos e, mais tarde, compartilhá-los no site também. Uma forma de compartilhar experiências em comunidade”, explica Alcindo.

Mostra Tecnológica

O invento criado pelo estudante Alcindo foi destaque da “Mostra Tecnológica 2022” da escola Manaós Tech – evento anual onde os alunos apresentam os projetos produzidos ao longo do ano, envolvendo as áreas de robótica, design, programação, meio ambiente, impacto social, entre outras.

Para o diretor da escola Manaós Tech, Glauco Aguiar, o interesse do aluno em visualizar a profissão de designer gráfico no mercado de trabalho, é visto como resultado da programação pedagógica que é aplicada na escola. 

“O talento do Alcindo, em desenvolver um website como esse, só demonstra como os alunos estão alinhados com o nosso conteúdo programático que desenvolve as soft skills (habilidades interpessoais) em cada aluno. E, o invento do Alcindo é mais um dos projetos incríveis que são desenvolvidos pelos alunos, durante o ano inteiro, aqui na escola junto com os professores”, destaca Glauco Aguiar.

Mercado de design gráfico

O mercado de designer gráfico foi um dos segmentos que teve crescimento nos últimos dois anos, período marcado pela pandemia causada pela Covid-19. Um leque de opções abriu-se para os profissionais dessa área que só continua crescendo no Brasil. 

Atualmente, as carreiras deste setor são uma das que mais crescem no país, segundo dados da escola de tecnologia Alura, informados em matéria publicada recentemente pelo site: “exame.com”. Segundo a Alura, o mercado de design gráfico cresceu cerca de 40,7%, e em 2022, mais de 50,5 mil pessoas estudaram cursos de design na plataforma, enquanto que em 2021, totalizou pouco mais de 35,9 mil. Ainda na mesma matéria, a plataforma de empregos “Vagas.com” informa que os salários na área de Product Design variam entre R$ 4.845 até R$ 8.681.

Para o publicitário e analista do Sebrae Amazonas, Denys Cruz, o design gráfico é um serviço que atua diretamente no planejamento, criação e desenvolvimento de produtos e serviços de uma empresa ou projeto. Segundo ele, o profissional que trabalha com essa especialidade, sempre busca soluções criativas e inovadoras para atender características dos produtos, necessidades de um cliente ou de uma empresa, de forma sintonizada com as demandas e oportunidades do mercado. 

“Podemos afirmar que o design está presente em todas as áreas de uma empresa e em todos os elementos que relacionam comunicação com o mercado. O design é uma ferramenta estratégica que compõe o mix de marketing e estratégia das atividades econômicas das empresas”, explica Cruz, que também possui MBA em Marketing e é Mestre em Ensino Tecnológico.

Ele destaca ainda que, por meio do design, é possível buscar a diferenciação dos atributos de um produto ou serviço por meio do design gráfico, design de produto, melhoria de processos das empresas, além de conhecer a experiência do usuário e incentivar a inovação.

Informação: acritica.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *