Saúde

Município de Codajás-AM , se destaca no cenário nacional por ser o primeiro da região norte a zerar internações por coronavirus

Distante 297 quilômetros da capital, Manaus, na calha do Rio Solimões, o município de Codajás, famoso pela produção e festa do Açaí, agora se destaca como o primeiro município da região norte a zerar as internações por casos de infecção pelo coronavirus.

A prefeitura do município atribuiu o resultado ao trabalho de acompanhamento de pessoas infectadas, o resultado foi bem positivo.

Com o intuito de descobrir os infectados, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu um plano estratégico e nomeou de “Equipe Covid”. No início de 2021, a administração municipal adquiriu 5 mil testes rápidos e passou a mapear contaminados.

Testagem em massa

De acordo com o secretário de Saúde de Codajás, Aislan Ruela, o aumento de novos casos em fevereiro foi resultado de quatro testagens em massa promovidas pela atual gestão do município. “De fato, nós registramos aumento. Na primeira testagem, percebemos que tem muita gente com igG positivo (paciente fora de contágio)”, disse.

Ruela afirmou que, no momento, o Hospital João Bastos tem apenas quatro pessoas internadas, mas nenhuma está em estado grave. “Hoje nós temos quatro internados. São 10 leitos e mais cinco na retaguarda. Graças a Deus a gente nunca usou esses da retaguarda. Está muito tranquilo”. Concluiu.

Ainda de acordo com o secretário, atualmente, sete médicos trabalham no hospital do município e outros sete, contratados pelo Programa Mais Médicos, do Governo Federal, atuam nas unidades básicas de saúde. Segundo ele, o pedido de apoio do governo estadual é para complementar os valores pagos aos médicos.

Prevenção

Sobre o transporte intermunicipal, o secretário de Saúde disse que o município deve acompanhar o novo decreto do Governo do Amazonas. Segundo ele, a prefeitura retirou a barreira sanitária do porto da cidade, mas manteve fiscais para monitorar o cumprimento das medidas restritivas. “A vigilância sanitária tem feito uma parceria com os donos de barcos, o próprio prefeito demandou tempo para conversar com os próprios donos de barcos para orientá-los a seguir o decreto do estado. Nós também temos parceria com as polícias Civil e Militar e, caso aconteça algo, eles entrarão em ação”, disse Ruela.

Equipe  Covid

Formada por fisioterapeutas, enfermeiras e técnicas de enfermagem, a equipe é responsável pelo trabalho na prevenção dos pacientes positivos, para que não evoluam para situações graves. Esses pacientes recebiam acompanhamento da equipe em casa. Desde o início do plano estratégico, a taxa de internados, em média, era de 4 pacientes. Codajás apresentou o resultado das ações de combate ao Covid-19 no Amazonas, sem pacientes internados em hospitais da cidade.

Entre os dias 22 de fevereiro e dia 7 de março, Codajás diagnosticou mais 746 pessoas com Covid-19, elevando para 1.342 o total de casos. No mapa de incidência da Covid-19 no Amazonas, o município foi o único com a cor mais escura, que representa que a intensidade da doença no local é maior do que no resto do Estado.

O secretário de saúde de Codajás, Aislan Ruela, agradeceu a todos os que participaram da ação preventiva pelo sucesso nos resultados. “Eles são responsáveis em trabalhar nas casas os positivos, evitando serem hospitalizados. Houve questionamento sobre a eficiência do trabalho nesse grupo, mas, aí está o resultado, graças a Deus, ao Prefeito Antônio Ferreira, por acreditar na ideia e não medir esforços em investir”, disse o Secretário.

Com a média de 53 novos casos diários de Covid-19 em14 dias, Codajás que tem população de 23.206 pessoas, chegou a registrar a maior taxa da incidência da doença entre os municípios do Amazonas, segundo dados da FVS-AM (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas).

Os trabalhos de prevenção e acompanhamento seguem, além das campanhas de conscientização voltadas para a população do município e visitantes.

One thought on “Município de Codajás-AM , se destaca no cenário nacional por ser o primeiro da região norte a zerar internações por coronavirus

  • Dário Antunes

    Bom trabalho desta administração

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *