Artigo

Nossos heróis merecem reconhecimento: parabéns Policiais do Brasil. Por Renato Bessa

Heróis existem. Existem sim e estão em todos os lugares.

Heróis existem porque existem pessoas que fazem de suas vidas um ato de fé e dedicação ao próximo. Heróis existem porque existem pessoas que sacrificam a própria vida para que outros possam viver. Viverem livres, viver em paz, viver seguros, viver com direitos e com justiça. Viver com saúde, com conhecimentos, viver sob a proteção daqueles que se dispõe a serem seus anjos da guarda. Heróis existem e dentre tantos heróis destaca-se o Herói Policial.

Agente da segurança pública, este herói dedica seu trabalho a servir com disposição e proteger com a vida a sociedade da qual faz parte e nela tem sua família, amigos e até os desafetos, mas herói não faz acepção de pessoas a quem deve proteger e dedica sua força a trabalhar pelo bem estar social.

Ser Policial não é e nunca foi tarefa simples. Estar à disposição do controle e bom funcionamento da ordem custam caro. Custa a saúde, custa o ânimo, custa a própria segurança, custa muitas vezes o convívio social e até familiar.

Ser Policial quase sempre nos leva a abrir mãos daquilo que gostamos: do descanso, da boa noite dormida, do fim de semana e o pior de tudo, da falta de reconhecimento, seja de parte da sociedade, seja dos governos a quem estamos subordinados.

Por estas e tantas outras razões, vale lembrar todos os dias que somos heróis da vida real, que somos heróis de carne e osso, sangue, suor e lagrimas, mas principalmente somos heróis porque temos alma e raça de heróis.

Sejam nas forças federais: Exército, Marinha, Força Aérea, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Nacional ou Polícia Penal. Sejam nas forças estaduais: Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar ou Polícia Técnico-Científica. Seja na força municipal com a Guarda Civil Metropolitana. Indistintamente, todos os agentes da segurança pública são heróis da nação e como tais, merecem todo o reconhecimento e louvor por sua dedicação ao bem da sociedade.

No nosso caso em particular, dedicamos diariamente o reconhecimento aos irmãos Policiais Civis de todo o Brasil, especialmente aos do Amazonas a quem prestamos nossa justa homenagem nestas singelas palavras a estes que trabalham numa região de difícil locomoção e enfrentam as dificuldades que as condições geográficas impõem, mas que sendo os melhores e cientes de que os melhores são apenas bons para a Polícia Civil do  Amazonas, incorporam estes os espíritos dos valentes guerreiros amazônicos e se mantêm firmes na luta diária por aquilo a que se propuseram.

Parabéns a todos os benfeitores da segurança. Parabéns Policia civil do Amazonas; heróis que recebem nossa especial homenagem em um breve poema.

Heróis existem

Acreditamos em heróis, de carne, osso e suor. Heróis que acertam e que erram, heróis de uma vida só, heróis de corpo e de alma que um dia voltarão ao pó. 

 Os verdadeiros heróis vivem histórias reais. Não é gente famosa, não estampam as revistas. São como eu, como você.  Seres humanos mortais.

Herói da vida real é aquele professor que ensina um aluno a ler, alguém que alivia a fome de quem não tem o que comer.  Herói é quem f az o bem sem nenhum superpoder, é aquele que trabalha todo dia honestamente.  O agricultor no campo ou o trabalhador da construção debaixo de um sol quente e o médico no consultório salvando seu paciente.

É um bom Policial arriscando a própria vida para que a sociedade esteja protegida. É um voluntário na guerra, distante de sua terra cuidando de um amigo ferido. É quem dá um bom conselho a quem está desesperado. É quem indica um emprego a quem está desempregado.

É quem simplesmente abraça a quem precisa ser abraçado.

O herói luta diferente pela igualdade, herói cobra dos políticos o respeito e a honestidade, enfrenta a mentira com o poder da verdade, não espera por medalhas ou homenagens de ninguém, a consciência tranquila de quem fez e faz o bem é bem mais valiosa que aplausos de alguém.

Para ser super-herói não precisa voar e nem ser imortal. Essa vida vai passar e cada gesto seu vai lhe imortalizar. Afinal meus amigos; o herói sou eu, é você, são as pessoas de bem que lutam todos os dias para se salvar também. Que acreditam que a união é a solução, e que isso nos conforte. Nosso povo unido, consciente e destemido é um herói muito mais forte.

“Antigamente canonizávamos nossos heróis. O método moderno é vulgarizá-los.”

(Oscar Wilde).

O autor é Policial Civil, Diretor do SINPOL-AM, Bacharel em Educação Física e

Direito e Especialista em Segurança Pública.

Colaborou: Jornalista Profissional Silvio Caldas. MTE-AM 416.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *