Saúde

Operação Gratidão: Última paciente transferida para Manaus recebe alta

A última paciente transferida para Manaus durante a Operação Gratidão recebeu alta nesta sexta-feira (23). Ela estava internada no Hospital Delphina Aziz, na Zona Norte da capital, desde o dia 26 de março.

A mulher de 51 anos é natural de Rondônia e foi transferida para Manaus durante o colapso no sistema de saúde do estado vizinho, com o avanço da segunda onda da pandemia de Covid-19. Ao chegar na capital amazonense, ela foi internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, onde passou a ser acompanhada por uma equipe de profissionais da saúde.

Segundo o Governo do Amazonas, em breve ela deverá retornar para Rondônia. Com a alta, são 35 o total de pessoas transferidas para o Amazonas, que voltaram para os seus estados totalmente recuperadas.

Operação acolhida

A Operação Gratidão” foi uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), para retribuir a ajuda recebida de outros Estados no período mais agudo da pandemia, nos meses de janeiro e fevereiro. Ao todo, foram recebidos 48 pacientes dos estados do Acre e Rondônia.

No entanto, no dia 31 de março, o estado suspendeu a ação por conta do risco de ficar sem medicamentos do “kit intubação”, composto por bloqueadores neuromusculares e sedativos. A medida foi tomada após avaliação do cenário epidemiológico da pandemia de Covid-19 no Brasil, tendo em vista a escassez no mercado brasileiro de remédios do kit.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *