25 de junho de 2021
  • 18:47 Vice-governador do AM, Carlos Almeida Filho diz que denúncia da PGR é infundada
  • 15:16 Sucateado Na Gestão Anterior, Governo David Almeida Restaura Atuação Do Manausmed
  • 12:02 PGR Denuncia Vice Do Amazonas, Mas PF Diz Que Não Achou Nada Contra Ele
  • 11:25 Servidores denunciam diretora do HPS 28 de Agosto
  • 23:59 Prefeitura De Manaus Entrega 42 Novos Ônibus Ao Transporte Coletivo
  • 23:53 Gasolina E Diesel Ficarão Mais Caros A Partir Desta Sexta-Feira
  • 23:48 Vereador Peixoto acompanha entrega de ônibus novos realizada pela prefeitura de Manaus
  • 22:21 Prefeitura de Presidente Figueiredo lança Comitê Gestor do Setor Primário e assina Termo de Cooperação Técnica com a SEPROR
  • 22:19 Álvaro Campelo defende realização de concurso público para reforçar segurança pública no Amazonas
  • 22:14 David Almeida completa 100 dias e convoca coletiva para balanço
  • 18:34 Morre O Apresentador Victor Santana, Por Complicações Da Covid-19
  • 23:52 Homem E Preso Em Flagrante Por Descumprimento De Medida Protetiva No Bairro Tancredo Neves
  • 23:41 Morre Cantora E Radialista Jorgina Viana Vítima De Câncer
  • 23:29 Bebê De 2 Meses Tem Afundamento Do Crânio Após Ser Torturado Pelos Pais
  • 21:28 Prefeitura de Manaus e ciclistas se reúnem para discutir campanha de segurança no trânsito
  • 02:16 Sandy & Junior Ocupam As Tardes De Domingo Da Globo
  • 01:48 NO AMAZONAS, AULAS DO ENSINO MÉDIO NA REDE PRIVADA SÃO RETOMADAS
  • 17:25 Morre aos 41 anos vítima de câncer, Bruno Covas, Prefeito de São Paulo
  • 00:29 Desembargador nega pedido de Elizabeth Valeiko para anular quebra de sigilo telemático
  • 00:23 ONU: Trabalho informal em massa pode retardar recuperação pós-Covid
  • 00:15 Campeonato amazonense – Negueba decide e São Raimundo sai na frente do Manaus na final
  • 00:21 Exploração da costa amazônica cresce de modo desordenado e preocupa cientistas

A Prefeitura de Manaus apresentou nesta terça-feira, 20/4, a 1ª fase preparatória e diagnóstica do Plano de Ações Articuladas (PAR) da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), ciclo 2021-2024, ferramenta de planejamento estratégico, que possibilita ao município a leitura da situação educacional local e a estruturação de estratégias para o alcance das metas educacionais estabelecidas no Plano Municipal de Educação.

O PAR possibilita ainda receber recursos federais para a melhoria da educação pública municipal. O encontro, realizado via Google Meet, contou com a presença do secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, dos subsecretários de gestão Educacional e de Administração e Finanças, além de representantes da subsecretaria de Infraestrutura e Logística (Infralog) e do presidente do Conselho Municipal de Educação (CME).

“É planejamento multidimensional, onde poderemos atingir vários segmentos transversalmente, seja de recursos humanos e materiais. Para isso, temos que contar com o envolvimento de todos nesse processo, para que possamos nos planejar e buscar as ações para também utilizar esses recursos, seja para a formação de professores, aquisição de equipamentos e materiais, reestruturação completa de nossa equipe, entre outros”, disse o secretário Pauderney, seguindo a orientação do prefeito David Almeida.

A próxima fase do PAR será o Plano de Ações Articuladas e depois o envio para a análise do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE). A conclusão da fase preparatória e diagnóstica deve acontecer ainda no 1º semestre e abrange as seguintes dimensões do planejamento do ciclo de 2021-2024: Gestão Educacional, Formação de Profissionais de Educação, Práticas Pedagógicas e Avaliação e Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos.

O subsecretário de Gestão Educacional (SSGE-SEMED), Carlos Guedelha, afirmou o compromisso para que o plano consiga os resultados necessários em prol da qualidade em todos os setores da educação.

“A partir de agora vamos começar a interagir, para colocar em prática esse plano. Para nós da subsecretaria, interessa muito a existência de um plano de ação articulada, não somente a existência, mas a efetiva realização, porque se esse plano funcionar a contento, realmente a educação tem muito a lucrar com isso”, finalizou.

De acordo com o diretor de Planejamento (DEPLAN) da SEMED, Leís Batista, o plano é uma estratégia de assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas e Compromissos “Todos Pela Educação” e que vai ajudar muito no desenvolvimento da educação e de outras áreas da secretaria.

“É um programa de extrema relevância para a administração pública municipal, pois ajuda como diagnóstico e planejamento das políticas educacionais de nosso município, fazendo com que a SEMED venha a alcançar as metas impostas pelo Sistema Nacional de Educação. É extremamente importante que todos os dados sejam alimentados pelo Sistema Integrado de Monitoramento de Execução e Controle do Ministério da Educação. A partir daí, poderemos receber recursos do governo federal, para aplicação dentro das metas e ações pedagógicas”, justificou.

PAR

O Plano de Ações Articuladas é coordenado pelo secretário da Semed e equipe local, constituída em um formato de gestão participativa com subsecretários, chefes, gerentes, representantes dos pais e alunos (sociedade civil), professores, pedagogos, servidores do administrativo e conselhos (Conselho Municipal de Educação, Conselho de Alimentação Escolar, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Fórum Municipal de Educação), conforme Portaria nº 0218/2021, publicada no Diário Oficial do Município (DOM), edição 5.059, de 22 de março de 2021.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Silvio Caldas

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT