Amazonas

Rebocador afunda durante abastecimento e derrama óleo no Rio Amazonas

Naufrágio causou derramamento de óleo no Rio Amazonas — Foto: Divulgação
Naufrágio causou derramamento de óleo no Rio Amazonas — Foto: Divulgação

O secretário de Meio Ambiente de Itacoatiara, Handson Nelson, disse ao g1 que a empresa informou que o rebocador estava sendo abastecido com cerca de 43 mil litros de combustível e afundou após não aguentar a carga. Parte do material vazou para o rio com o naufrágio.

“Houve esse vazamento. Como medidas, a empresa começou a colocar boias de contenção do vazamento, começou a posicionar equipamentos que promovessem a retirada desse óleo que está flutuando sob a linha d’água, na medida que possam mitigar a dispersão do combustível na água”, disse.

Ainda conforme o secretário, as atividades da empresa continuam a acontecer durante a noite desta quarta e a secretaria aguarda um posicionamento de que os trabalhos foram concluídos. Equipes da secretaria devem retornar ao local pela manhã para analisarem o cenário.

Nelson contou ainda que foi dado um prazo de 10 dias para a empresa fazer a retirada do rebocador do fundo do rio, para que os trabalhos de perícia sejam afeitos na embarcação.

“Os nossos fiscais detectaram que aproximadamente de 8 a 10 hectares de linha d’água foram atingidos pelo vazamento, até às 18h. Vamos retornar lá pela manhã com a equipe de fiscalização para continuar os trabalhos”, explicou o secretário.

g1 solicitou um posicionamento da Marinha do Brasil sobre o ocorrido e ainda aguarda resposta.

Informação: G1Amazonas.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *