Wilson Lima se filia ao União Brasil e dá largada à corrida eleitoral

Waldick Júnioronline@acritica.com

Em clima de campanha, o governador se filiou ao mais novo partido União Brasil e levou com ele mais de 40 prefeitos do Amazonas.

Na manhã deste sábado (26) o governador Wilson Lima se filiou ao União Brasil, partido que é a junção das siglas Partido Social Liberal (PSL) e Democratas (DEM). Em demonstração à força política que tem articulado até aqui, Lima levou consigo para a nova ‘casa’ mais de 40 prefeitos do interior e até o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Roberto Cidade, além de outros deputados estaduais. 

A quadra da Mocidade Independente da Aparecida, na região central de Manaus, foi pequena para o evento. Tamanha era a quantidade de pessoas dentro e fora do salão que, para andar, só em passos curtos. A maioria dos visitantes usavam camisas do União Brasil ou seguravam alguma faixa em homenagem a prefeitos, ao partido e até ao governador.

A chegada de Wilson Lima foi anunciada por fogos de artifício lançados do lado de fora da quadra. Ele entrou carregado por um grupo de populares e acenando a todos. Atrás dele, e representando a aliança política, o seguiam quase 40 prefeitos rumo ao palco do evento, além de deputados estaduais e federais. 

“Esse é o partido que veio para fazer a união das pessoas de bem, para melhorar a vida de quem vive nesse estado. Estou aqui, hoje, para celebrar as pessoas que estão vindo ao União Brasil e os receber de braços abertos”, disse o governador, citando em seguida, um a um, o nome dos prefeitos que estavam presentes (veja ao final).

Ao lado de Wilson Lima estava o presidente estadual do União Brasil, Pauderney Avelino, nome já tradicional da política amazonense. Avelino é uma das principais ligações entre o governador e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). Ambos os gestores (municipal e estadual) estão em busca de um acordo para as eleições deste ano. O plano é que o prefeito indique quem será o vice na chapa de Lima à reeleição. 

“Quero agradecer a parceria do nosso prefeito de Manaus, David Almeida. Obrigado. Você vai estar, ou melhor, vai continuar junto conosco nessa chapa do Wilson Lima e do candidato [a vice] indicado pelo prefeito de Manaus. Estaremos juntos pela capital, pelo interior, por todo o Amazonas”, discursou Pauderney Avelino.

Dentre os nomes cotados para vice-governador estão o secretário municipal de Limpeza Pública, Sabá Reis (Avante), e a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe. Além deles, que são as principais apostas, há outros nomes menos mencionados à vaga. 

Interior

O evento iniciou as 9h e seguiu com apresentações culturais até as 10h30, quando o governador Wilson Lima e seus aliados chegaram no local. Para representar as prefeituras do interior que estavam presentes, falou o prefeito de Novo Airão, Frederico Junior. Até então, ele pertencia ao Partido Social Cristão (PSC), antigo partido do governador. “Quero só lembrar que há dois anos ninguém sonhava com esse momento, mas Deus é tão maravilhoso que escolheu esse jovem governador para mudar a história desse estado. Um governo que nunca parou de trabalhar, nem na pandemia, nem na maior enchente. Quero dizer mais, obrigado pela forma que o senhor recebe os prefeitos, por ter gentileza”, disse o gestor de Novo Airão.Wilson Lima segue na missão de formar uma grande aliança política que o garante a vitória nas eleições deste ano. Um dos últimos nomes convertidos para o seu lado é o da prefeita de Presidente Figueiredo, Patrícia Lopes. Agora no União Brasil, ela falou à reportagem.

“Isso tudo representa um novo momento, o município de Presidente Figueiredo tem muito a ganhar com essa união, o governador tem compartilhado os desejos que essa gestão tem para realizar e garantir o avanço do nosso município”, disse a gestora.

Apoio de Bolsonaro

Durante o evento, o deputado federal, Delegado Pablo (União Brasil), disse no palco que trazia um recado do presidente da República. “Venho de Brasília e trago um recado do presidente Bolsonaro [que disse] para a gente apoiar aqui, o União Brasil, no estado do Amazonas”, afirmou o parlamentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *