Pela terceira vez, uma mulher assume a presidência do TJAM

Nélia Caminha Jorge foi aclamada presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) nesta terça-feira (8), apos a desistência dos outros quatro concorrentes. Ela é a terceira mulher a assumir o cargo, sucedendo Marinildes Costeira de Mendonça (2000 a 2004) e Maria das Graças Pessoa Figueiredo (2014 a 2016).
É também a primeira vez em 131 anos que a presidência e a vice-presidência do Tribunal são ocupadas por mulheres, já que a desembargadora Joana dos Santos Meirelles foi aclamada como vice.
A corregedoria-geral foi para o desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes, único inscrito até esta terça-feira. A nova gestão do TJAM responderá pelos trabalhdos do Tribunal no biênio 2023-2024. A posse está marcada para 2 de janeiro.
para implementação da política, diretrizes e ações relacionadas ao incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário.Em julho de 2022 tomou posse como corregedora-geral de Justiça do Amazonas para mandato que exerceu até julho de 2022; no período também exerceu a função de 1ª secretária do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE).
Informação de: acrítica.com
